Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de agosto de 2023

EUBLEMMA PURPURINA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: Esta pequena pétala voadora pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores possuem duas tonalidades, da base até ao centro das asas é amarelo pálido, e do centro até ás extremidades são manchadas de rosa-púrpura. As asas posteriores são acinzentadas. Quando está pousada na vegetação com as asas fechadas faz lembrar um pequeno botão de flor. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,6 e os 2,8 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em áreas semi-áridas com vegetação rasteira, como áreas de estepes, margens de estradas, terrenos baldios, margens de rios e locais onde cresçam cardos. Está distribuída pelo norte de África até a Península Ibérica e sul da França, a leste da Roménia, sul da Rússia, sul da Turquia até a Ásia central ocidental. No norte, estende-se até Valais, no leste da Áustria, Hungria e República Checa.

. Período de voo: Voa em duas gerações, de Maio a Junho e de Agosto a Setembro.











. Alimentação: A lagarta é verde-escura acinzentada e possui finos pelos sobre o corpo. Alimenta-se dos rebentos jovens e dos botões das flores de plantas da família Asteraceae (Cirsium arvense, Echinops) e da família Rutaceae (Dictamnus albus). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda na planta hospedeira, no interior do qual irá pupar. Quando o insecto adulto estiver formado irá eclodir da pupa e do casulo. 








. Observação importante: Existem cerca de 455 espécies do género Eublema.




Sem comentários:

Enviar um comentário