Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 12 de dezembro de 2021

CERANCHIA APOLINNA - (Butler, 1878)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-fantasma", esta borboleta nocturna pertence á família Saturniidae. O macho desta espécie possui as asas de um bonito branco acetinado brilhante, que vão escurecendo em tons negros nas extremidades. As nervuras das asas são negras com uma pinta laranja contornada a preto no centro de cada asa. O seu corpo é igualmente esbranquiçado mas a parte inferior do tórax é castanha, juntamente com as pernas. A fêmea por sua vez é ligeiramente maior que o macho, e possui as asas mais arredondadas, com um branco mais opaco e tons acinzentados nas extremidades. A sua envergadura varia entre os 10 e os 11 cm de comprimento.


. Habitat: Esta espécie é endémica da Ilha de Madagáscar.

. Período de voo: ??????? O seu tempo de vida é relativamente curto, de apenas 1 a 2 semanas nos machos. No caso das fêmeas estas não duram mais que 4 a 5 dias, o tempo necessário para se reproduzirem para a continuação da espécie.








. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é negra com vários anéis amarelo-alaranjados entre os segmentos do corpo, que é coberto por tubérculos pontiagudos igualmente negros. Alimenta-se de plantas da família Apocynaceae como Plectaneia tharsii. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda dourado entre os ramos e folhas da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto. Esta espécie hiberna no estado de pupa.







. Observação importante: Além de se reproduzir no seu habitat natural, esta espécie também é criada em cativeiro pelo povo de Madagáscar, que utiliza os seus casulos para a produção de seda. É a única espécie do seu género (Ceranchia).





Sem comentários:

Enviar um comentário