Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de outubro de 2021

MANGINA ARGUS - (Kollar, 1847)


. Características: A Mangina argus é uma borboleta que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são de cor rosa-acastanhado ou rosa-salmão com numerosas pintas negras contornadas a branco. As asas posteriores são de cor salmão alaranjado com pequenas manchas negras que podem variar de tamanho ou quantidade de indivíduo para indivíduo. A face superior do seu abdómen é igualmente salmão alaranjado com uma pinta negra em cada segmento, enquanto a parte inferior é mais amarelada com duas fileiras de pintas negras. A sua envergadura varia entre 4,5 e 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em margens de florestas, bem como em clareiras onde exista a sua planta hospedeira. Distribui-se pelo sul da Índia e o Sudeste Asiático. 

. Período de voo: É uma espécie de hábitos diurnos e por isso voa durante o dia. Voa ao longo do ano em várias gerações.












. Alimentação: A lagarta possui uma cabeça castanho-avermelhada e é branca com faixas negras anelares entre os segmentos do corpo, que é coberto por longos e finos pelos esbranquiçados. É gregária, e por isso forma pequenos grupos de indivíduos que se alimentam das folhas jovens de plantas do género Crotalaria, da família (Fabaceae), incluindo a Crotalaria Juncea, entre outras. Por vezes também perfuram os botões das flores e a casca das vagens das sementes. Na fase da metamorfose a lagarta tece um emaranhado fios de seda semelhante a uma teia na planta hospedeira para se transformar em pupa. 













. Observação importante: É uma espécie de hábitos diurnos e por isso voa durante o dia. Existem 3 espécies do género Mangina.





Sem comentários:

Enviar um comentário