. Características: Esta pequena borboleta pertence á família dos Licenídeos (Lycaenidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, isto quer dizer que existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas azuis iridescentes,com as margens contornadas a negro. Possui também duas pequenas e finas caudas nas extremidades das asas posteriores. A face inferior é branca com uma larga faixa castanha que abrange quase metade das asas até ás extremidades, que por sua vez é dividida por uma linha branca. As extremidades das asas posteriores são contornadas por uma linha negra, e possui dois pequenos ocelos duplos de cor negro e laranja, e negro e azul. A fêmea ao contrário do macho é de cor castanha e nas asas posteriores possui nas extremidades um pequeno ocelo preto contornado por manchas azuis. A face inferior é idêntica á do macho. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada pousada por entre a vegetação ou a esvoaçar na margem dos trilhos das florestas tropicais e subtropicais do Sudeste asiático.
. Período de voo: É uma espécie que possui um voo rápido, voando ao longo de quase todo o ano.
. Alimentação: A lagarta tem um aspecto muito peculiar e ao longo dos vários estágios do seu crescimento, vai adquirindo várias tonalidades de cor. A sua forma assemelha-se a um pequeno molusco achatado e enrugado, que no último estágio de crescimento, possui um tom mesclado de tons castanhos, cinza e branco. Uma camuflagem perfeita quase imperceptível á vista humana. Alimenta-se de plantas da família Loranthaceae, entre elas estão; (Macrosolen cochinchinensis), (Loranthus elasticus), (Loranthus parasiticus). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 56 espécies do género Rachana.
Sem comentários:
Enviar um comentário