Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

HYPANARTIA LETHE - (Fabricius, 1793)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Almirante-laranja", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas são de cor laranja, sendo a zona apical das asas anteriores de cor negra com pequenas manchas amarelo-alaranjadas. Possui também uma estreita faixa negra junto á margem interna das asas anteriores. As posteriores possuem as margens moderadamente serrilhadas, tracejadas a negro e com três lúnulas pretas e brancas junto ás margens que terminam em duas pequenas caudas. A face inferior assemelha-se a uma folha seca, com tons acastanhados e amarelo-pálido e pequenos e discretos ocelos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas florestais em altitudes entre os 300 e os 1700 metros. Os machos são vistos com frequência pousados a absorver a humidade do solo húmido, na areia ou vegetação em decomposição, bem como alimentar-se da seiva de certas árvores ou plantas, fruta podre, além de visitar certas flores. Distribui-se pela América Central e América do Sul.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.














. Alimentação: A lagarta no último instar é de cor creme-esverdeada coberta por espinhos negros. Alimenta-se de plantas da família Urticaceae, Cannabaceae e Ulmaceae. Constrói um abrigo nas folhas de que se alimenta, dobrando-as e unindo-as com fios de seda que produz, onde permanece escondida no seu interior longe dos predadores. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.









 . Observação importante: Existem cerca de 14 espécies do género Hypanartia.






Sem comentários:

Enviar um comentário