. Características: Vulgarmente conhecida por "laranja-migrante", esta borboleta pertence á família dos Pierídeos (Pieridae). Existe um certo dimorfismo sexual entre macho e fêmea. Assim, o macho possui a face superior das asas anteriores de cor branca com as margens contornadas a negro. As posteriores são de cor amarelo-alaranjado. A face inferior é de cor amarela com várias marcas escuras tracejadas. A fêmea distingue-se do macho pela coloração menos viva, e possuir duas pintas pretas na zona discal das asas anteriores e uma fileira de manchas pretas que se unem na submargem das asas anteriores e nas margens das asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, terrenos baldios, parques e jardins. Por vezes é vista pousada em solo húmido a sugar os sais mineralizados aí existentes. Distribui-se pelo Sudeste Asiático e Norte da Austrália.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde e apresenta uma linha na zona lateral do corpo de cor creme com vários pontos negros sobrepostos. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae como (Senna surattensis) ou (Cassia biflora) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta, onde se prende a um ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existe 6 espécies do género Catopsilia.
Sem comentários:
Enviar um comentário