. Características: Vulgarmente conhecida por "Jezebel de base vermelha", esta borboleta de médio porte pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas tem como base de fundo o negro com manchas esbranquiçadas nas submargens, sendo a área central discal de cor azul-acinzentada, e a margem interna das asas posteriores de cor amarelada. Na face inferior as asas anteriores são idênticas ás superiores, no entanto as posteriores exibem grandes manchas ovais de cor amarelo vivo, sendo a zona basal junto ao tórax de cor vermelho-vivo. A fêmea distingue-se do macho por apresentar um negro mais fosco, sem a área azulada e a parte amarela interna das asas posteriores. A face inferior é idêntica á do macho. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser vista em planícies ou savanas, margens de cursos de água onde é vista pousada a absorver os sais minerais no solo húmido, bem como em zonas de montanha de baixa e média altitude. Distribui-se pelo Sul e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são gregárias, vivendo e alimentando-se todas juntas em grandes grupos. São de cor vermelho-acastanhado, com vários anéis de cor amarela entre os segmentos do corpo. Possuem ainda longos e finos pelos amarelados sobre o corpo. Alimentam-se de várias espécies de plantas entre as quais; Scurrula ferruginea, Loranthus parasiticus, da família (Loranthaceae), Santalum album da família (Santalaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 250 espécies do género Delias.
Sem comentários:
Enviar um comentário