Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de novembro de 2018

APPIAS LYNCIDA - (Cramer, 1777)


. Características: Conhecida vulgarmente por " The chocolate albatross" (Albatroz-de- chocolate), esta borboleta pertence á família Pieridae. É uma espécie bastante variável e mostra dimorfismo sexual e sazonal, principalmente entre a estação húmida e estação seca. Assim o macho possui a face superior das asas de cor branca, com margens escurecidas de cor negro ou negro-acastanhado de forma dentada.  A face inferior é idêntica, excepto as asas posteriores que são amarelas. A fêmea por sua vez é mais escura, com tons acastanhados e possui menos área de cor branca, que é representada por faixas brancas. A face inferior é idêntica á superior e as asas posteriores possuem um tom amarelo mais esbranquiçado, com nervuras negras em comparação com as do macho. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas de terras altas e chuvosas, até aos 900 metros de altitude. Bem como margens de rios ou praias fluviais densamente florestadas, onde se juntam por vezes em grandes grupos na areia mineralizada para absbsorverem os sais minerais aí existentes. Também são atraídas pelo solo encharcado em urina dos animais. Distribui-se pelo Sudeste Asiático, desde a Índia e do Sri Lanka, para o sul da China e Taiwan, Filipinas, Malásia, Sumatra, Bornéu, Sulawesi e Java.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.












. Alimentação: As lagartas são verdes pontilhadas por minúsculos pontos negros e apresentam uma linha amarela longitudinal sobre o dorso. Alimentam-se de Crataeva magna e Crataeva religiosa, da família (Capparaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.








. Observação importante: Existem cerca de 28 espécies do género Appias.





Sem comentários:

Enviar um comentário