Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 12 de agosto de 2018

HELICONIUS CHARITHONIA - (Linnaeus, 1767)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Zebra asa-longa", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são alongadas de cor preta, com faixas oblíquas branco-creme em ambas as asas, possuindo também duas fileiras de pintas brancas junto ás extremidades das asas posteriores. A face inferior é idêntica á superior e possui quatro pontuações vermelhas na base das asas junto ao tórax. O seu corpo é fino e preto com pintas brancas na face superior do tórax. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 7 e os 10 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as orlas das florestas tropicais e subtropicais, bem como prados e pastagens, margens de estrada, até aos 1800 metros de altitude. Distribui-se desde o Sul dos E.U.A, América Central e Caríbe, estendendo-se até alguns países da América do Sul como a Venezuela, Colômbia, Equador e Bolívia.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. Nos meses mais quentes migra deslocando-se mais para norte. O seu voo é rápido e delicado.













. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em grupos na planta hospedeira. São brancas, sarapintadas por pintas castanho-escuro e o seu corpo é revestido por longos e finos espinhos negros. As patas e a base do seu corpo é castanho. Alimentam-se de plantas da família Passifloraceae entre elas estão; Passiflora suberosa, P. lutea e P. affinis. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.














Observação importante: Ao fim do dia os adultos têm por hábito se juntar em grupos de 30 ou mais indivíduos, e pernoitar de asas fechadas debaixo da folhagem ou ramos das plantas. Os machos eclodem mais cedo que as fêmeas e a cópula ocorre muitas vezes mal as fêmeas emergem das crisálidas. Existem cerca de 39 espécies do género Heliconius.






Sem comentários:

Enviar um comentário