Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de abril de 2018

HISTORIS ODIUS - (Fabricius, 1775)


Características: É uma borboleta que pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas anteriores são negras com uma larga faixa ou mancha central de cor laranja e uma pinta branca em forma de lágrima na extremidade da zona apical, sendo as asas posteriores castanho-escuras. A face inferior possui vários tons acastanhados com linhas escuras paralelas formando faixas oblíquas com reflexos azuis-púrpura esverdeados, dando-lhe assim um aspecto de folha seca. A fêmea é idêntica ao macho, mas distingue-se deste por ter uma coloração mais pálida. A sua envergadura varia entre os 9,5 e os 10,5 cm de comprimento.


Habitat: Habita as clareiras e orlas das florestas tropicais, bem como margens de rios e pomares. Até aos 1600 metros de altitude. Distribui-se pela América Central e América do Sul, desde o México, Ilhas Ocidentais e Argentina. 
Esta espécie alimenta-se do suco dos frutos maduros ou putrefactos e da seiva das árvores. Também pode ser vista pousada em solo húmido normalmente junto a cursos de água a sugar os sais minerais diluídos. 

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.









Alimentação: A lagarta no último instar do seu desenvolvimento torna-se amarela com várias faixas transversais laranja-avermelhadas e negras entre os segmentos do corpo, e uma linha longitudinal sobre o dorso. Possui também vários espinhos esbranquiçados sobre o corpo. A cabeça é laranja com uma espécie de cruz preta quando vista de frente, e apresenta um par de espinhos negros curtos e ramificados sobre a mesma. Alimenta-se de plantas do género Cecropia da família (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
















Observação importante: Existe somente 2 espécies do género Historis.




Crédito: (vídeo - Helio Lourencini)


Sem comentários:

Enviar um comentário