. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Riodinidae. As suas asas são de cor negro-aveludado, com duas pintas vermelho-vivo na área central interna das asas anteriores e posteriores. Apresenta também uma mancha de cor laranja na extremidade da zona apical das asas anteriores, e uma fileira de manchas de cor vermelho-vivo nas extremidades de ambas as asas. A face inferior é idêntica á superior. O seu abdómen apresenta também vários segmentos de cor vermelha na zona lateral. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita locais com cursos de água como rios e riachos, e onde exista as suas plantas hospedeiras. Distribui-se pela América Central, principalmente no México, Costa Rica e Panamá.
. Período de voo: Voa ao longo de todo o ano, de Janeiro a Novembro, em várias gerações. Quando pousa na vegetação sem ser para se alimentar tem por hábito esconder-se na parte inferior das folhas.
. Alimentação: As lagartas quando nascem são de tons esverdeados e á medida que vão crescendo vão adquirindo várias tonalidades de cor, tornando-se brancas com longos e finos pelos, com listras amarelas e pretas sobre a zona dorsal, as quais á medida que se vai aproximando a altura de pupar estas adquirem um tom laranja-avermelhado. Alimentam-se de plantas como Albizia caribea, Pithecellobium spp e Inga ssp da família Fabaceae. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende á planta hospedeira. para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 27 espécies do género Melanis.
Sem comentários:
Enviar um comentário