. Características: Vulgarmente conhecida por wizard (feiticeiro(a) ou bruxo(a)), esta borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas angulosas e recortadas são de cor amarelo-alaranjadas, com as extremidades contornadas a castanho-escuro. Possui ainda junto á margem externa das asas posteriores uma fileira de pequenos pontos pretos. A face inferior assemelha-se a uma folha seca, de tons acastanhados jaspeado, com várias linhas onduladas mais claras e vários ocelos concêntricos de núcleo branco ao longo das margens externas das asas, que lhe dá uma camuflagem eficaz enquanto repousa com as asas fechadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6 a 7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as orlas das florestas tropicais, trilhos e margens de estradas de terra batida, margens de rios, em elevações até aos 600 metros de altitude. Distribui-se pelo Sudeste Asiático. Por vezes os machos são vistos pousados no chão húmido da floresta ou margem dos rios ou riachos a sugarem os sais minerais.
. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo de todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares é castanho-alaranjada, com uma mancha preta a meio do dorso, e coberta por numerosos espinhos pretos curvados nas pontas, dos quais dois são mais longos na zona da cabeça, tornando-se mais tarde castanho-escura. Alimenta-se de plantas do género Poikilospermum suaveolens da família (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: É a única espécie do género Rhinopalpa.
Sem comentários:
Enviar um comentário