. Características: Este pequeno lepidóptero pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). É fácil de reconhecer pelo ápice pontiagudo das asas anteriores de cor castanho-acinzentadas ou castanho-claras, atravessadas por duas linhas de cor castanho-avermelhadas. As asas posteriores são acinzentadas. Uma das características desta espécie, é o facto de possuir os palpos labiais muito compridos. Ambos os sexos são idênticos, e a sua envergadura varia entre os 3 cm e os 3,7 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em orlas de florestas, várzeas, zonas húmidas onde existam urtigas, margens de rios e parques. Em toda a Europa, Ásia, Japão e Índia. Até aos 1600 metros de altitude.
. Período de voo: Voa desde Maio até Setembro, em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde-clara, e apresenta duas finas linhas de cor branca na zona lateral do corpo, que é revestido por finos pêlos. Alimenta-se sobretudo de Urtica dioica, mas também de Humulus lupulus, Stachys, Lamium, Aegopodium. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um frágil casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira. A lagarta hiberna.
. Observação importante: O adulto possui os palpos labiais muito compridos o que caracteriza esta espécie.
A borboleta é muito bonita. Tenho a ideia de já ter fotografado uma. Gostei muito da publicação! :D
ResponderEliminarAbraço :)
Obrigado pelo comentário!
ResponderEliminar