Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de agosto de 2014

SASAKIA CHARONDA - (Hewitson, 1863)



. Características: Considerada símbolo nacional do Japão, é vulgarmente conhecida por «imperador japonês» ou «grande imperador roxo», e pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). O lado superior das suas asas é castanho-escuro, com um brilho azul-violeta metalizado na zona central das asas, onde possui grandes manchas brancas que se vão tornando mais pequenas e amareladas nas suas extremidades. Possui ainda duas pequenas manchas avermelhadas nas extremidades das asas posteriores. A face inferior é toda ela de um verde pálido. A fêmea é castanha e não possui a iridescência azul-violeta do macho e é ligeiramente maior que este. A sua envergadura varia entre os 5,5 cm e os 6,5 cm de comprimento.



. Habitat: É comum encontrá-la a esvoaçar na copa das árvores das florestas, onde permanece por vezes pousada de asas abertas apanhar banhos de sol, ou a sugar a seiva das árvores.  por vezes desce até ao solo para aí sugar os sais minerais ou algum fruto maduro que tenha caído ao chão. Distribui-se pelo Sudoeste asiático (Japão, Península da Coreia, China, norte de Taiwan, norte do Vietname).

. Período de voo: (Junho a Agosto...???)










. Alimentação: A lagarta é verde e apresenta pequenas protuberâncias ou tubérculos ao longo do corpo de cor amarela. Na zona da cabeça possui outras duas protuberâncias longas e espinhosas que fazem lembrar dois chifres. A lagarta alimenta-se de Celtis jessoensis, Celtis japonica, e Celtis sinensis. Na fase da metamorfose a crisálida fica suspensa de cabeça para baixo na planta hospedeira.











. Observação importante: Os machos possuem uma iridescência azul-violeta no centro das asas, que é um fenómeno óptico, que faz as escamas das asas reflectirem a luz e a cor do arco-íris.








Sem comentários:

Enviar um comentário