. Características: é sem dúvida uma das catocalas de maior envergadura. Com uma envergadura entre os 7,5 a 9,5 cm, este lepidóptero pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). É uma borboleta de corpo robusto, as suas asas anteriores apresentam desenhos que vão do castanho-acinzentado ao castanho-esbranquiçado, e que têm um carácter mimético.
Durante o dia permanecem em repouso nos troncos das árvores passando despercebidas, onde as asas anteriores cobrem as posteriores de cor castanho-escuras, com uma larga faixa azul-clara. Quando se sentem perturbadas, levantam voo rápido e em ziguezague.
. Habitat: Lugares temperados, florestas mistas e de folhas caducas, em margens de rios e zonas montanhosas húmidas. distribui-se por toda a Europa, Norte e Este da Ásia.
. Período de voo: De Julho a Outubro, numa geração.
. Alimentação: As lagartas possuem tal como o inseto adulto, uma coloração mimética que as fazem confundir-se com os ramos das árvores. Alimentam-se de choupos, carvalhos, vidoeiros e amieiros. Transformam-se em crisálidas construindo um casulo de seda entre as folhas das árvores.
. Observação importante: Não é rara, mas sim muito localizada. No entanto, nas últimas décadas a sua população tem diminuído em alguns locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário