BORBOLETA-DO-MEDRONHEIRO
. Características: Conhecida vulgarmente por borboleta-do-medronheiro ou Imperador, é um lepidóptero da família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma borboleta grande e vistosa, com uma envergadura de 6,5 cm a 7,5 cm nos machos e de 7,5 cm a 9 cm nas fêmeas.
O lado superior das asas é castanho-escuro, marginado por uma faixa larga de cor amarelo-alaranjado e bordejado a negro. Tem também duas caudas nas asas posteriores. A face inferior é toda ela raiada de castanho e branco, notando-se ainda nas extremidades, as faixas alaranjadas existentes no lado superior. Apresenta também quatro manchas azuis nas asas posteriores.
. Habitat: Em toda a Europa na zona Mediterrânica, excepto na costa Adriática. Aparece nas orlas marítimas quentes até aos 5000 metros de altitude. Também em parques e bosques onde correm rios, bem como lugares ondulados e rochosos onde disponha da sua planta hospedeira, o Medronheiro. Surge ocasionalmente em Espanha e Portugal acompanhando a área de distribuição de medronheiros).
. Período de voo: Em duas gerações, de Maio a Junho e de Agosto a Setembro.
. Alimentação: A lagarta alimenta-se da planta que dá o nome á espécie, o Medronheiro (Arbustus unedo), que aparece com frequência na região mediterrânica.
A lagarta é verde clara, com numerosas pintas muito pequenas. Na cabeça tem quatro prolongamentos com uma pinta avermelhada na sua extremidade. Na região dorsal apresenta duas pintas verdes grandes, e uma linha de cor amarelada na parte lateral do corpo, que a torna quase invisível na planta de que se alimenta. A lagarta hiberna em plantas verdejantes.
A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo na planta hospedeira.
. Observação importante: As borboletas desta espécie não poisam sobre as flores, mas sobre os ramos do Medronheiro, ou sobre os frutos putrefactos dos quais sugam o seu sumo como alimento.
Possuem um sentido territorial muito forte. Para se defenderem, avançam em direcção ao intruso.
bom dia eu tenho uma figueira mas nunca apareceu uma charaxes jasius sera que vem uma
ResponderEliminar