Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de julho de 2018

STALACHTIS PHLEGIA - (Cramer, 1779)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Príncipe-pontilhado", esta borboleta pertence á família Riodinidae. Este género a que pertence caracteriza-se por possuir asas negras com manchas laranja escuro, pontilhadas por pequenas pintas brancas. A face inferior é idêntica á superior. A fêmea é idêntica ao macho, e a sua envergadura média varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.




. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas tropicais, bem como campos e prados, até aos 500 metros de altitude. Distribui-se pela América do Sul, mais precisamente pelo Brasil e Venezuela.

. Período de voo: Ao longo do ano, atingindo o seu pico entre os meses de Junho a Setembro.









. Alimentação: As lagartas são de cor castanho-claro ou castanho-esverdeado de pele brilhante, cobertas por finos pelos. Alimentam-se de plantas da família Leguminosae (Andira sp.) e Simaroubaceae (Simaba glabra). Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se fixa numa folha ou caule da planta hospedeira para se transformar em crisálida.





. Observação importante: Existem 6 espécies conhecidas do género Stalachtis.





Sem comentários:

Enviar um comentário