Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de outubro de 2017

ANARTIA JATROPHAE - (Linnaeus, 1763)


. Características: Também conhecida vulgarmente por "pavão-branco" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Possui asas de contornos serrilhados, com duas projecções semelhantes a duas pequenas caudas nas asas posteriores. A cor de fundo das asas é o branco, com as extremidades delineadas por linhas onduladas de cor acinzentada e castanho-alaranjado. Possui também três pintas negras, uma nas asas anteriores e duas nas posteriores. A face inferior é idêntica á superior. A fêmea também é idêntica ao macho, mas ligeiramente maior. A sua envergadura varia entre os 5 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie que gosta  de locais frescos e húmidos e pode ser encontrada ao longo das margens dos rios, Pântanos, orlas de florestas, campos e jardins até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se desde o Sul dos Estados Unidos, passando pelo México na América Central e estendendo-se até grande parte da América do Sul. 

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.









. Alimentação: A lagarta é negra com minúsculos pontos brancos e numerosos espinhos alaranjados espinhos alaranjados de pontas pretas. Exibe também dois espinhos prolongados sobre a cabeça semelhantes a duas pequenas antenas. A lagarta é polífaga e alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Lantana, Ruellia, Bacopa, Blechum, Lippia, Lindernia, Melissa. Na fase da metamorfose esta tece um ponto de seda numa folha, ramo ou pedra, onde se pendura de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.












. Observação importante: Esta espécie apresenta variação sazonal, ou seja, na estação seca a espécie é mais pálida e maior em tamanho, na estação chuvosa, a sua forma é menor e mais escura. Existem 7 subespécies do género Anartia.






3 comentários:

  1. Plantei flores e a Anartia apareceu no meu jardim.

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por ela ter visitado o seu jardim! É uma espécie com uma beleza muito peculiar!

    ResponderEliminar
  3. Estou cuidando de uma lagarta de Anartia Jatrophae aqui em casa,tá grande,ela tá igual dessa sexta foto ali

    ResponderEliminar