Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de janeiro de 2017

HYPANARTIA KEFERSTEINI - (Doubleday, 1847)


. Características: Esta bonita borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são levemente recortadas e têm como cor de fundo, um bonito vermelho-escuro ou castanho-avermelhado, manchadas de negro e salpicadas de pintas brancas junto ao ápice das asas anteriores. As posteriores são contornadas por uma linha negra e uma fileira de pintas pretas junto ás margens, onde terminam em duas pequenas caudas. A face inferior assemelha-se á de uma folha seca, de tons acastanhados e violáceos, com linhas e pequenos ocelos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas húmidas montanhosas da América Central e do Sul, até aos 2000 metros de altitude. Pode ser encontrada nas bordas das estradas de terra, trilhos e caminhos, bem como em encostas rochosas húmidas e margens de rios, onde pousa frequentemente para absorver os sais minerais dissolvidos.

. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo de quase todo o ano.











. Alimentação: A lagarta é preta coberta por espinhos vermelho-alaranjados, sendo a cabeça igualmente vermelha. Alimenta-se de plantas da família Urticaceae, entre as quais Pittieri pilea. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se pendura de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.







. Observação importante: Existem 14 espécies do género Hypanartia.






Sem comentários:

Enviar um comentário