Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 2 de outubro de 2016

SMYRNA BLOMFILDIA - (Fabricius, 1781)



. Características: É uma borboleta neotropical e pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são amarelo-alaranjado, com metade da área apical e subapical de cor negra, com três pintas brancas nas asas anteriores. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por ser mais escura, castanho-avermelhado com uma faixa branco-creme que separa as duas cores das asas anteriores. A face inferior é idêntica em ambos os sexos, apresentando linhas e manchas acastanhadas em forma de mosaico. Apresenta ainda quatro pequenos ocelos nas asas posteriores, dos quais um é de cor negra com núcleo branco. A sua envergadura varia entre os 7,6 e os 9 cm de comprimento.



. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais da América Central, podendo estender-se até alguns países da América do Sul, até aos 1200 metros de altitude. As borboletas alimentam-se da seiva das árvores e de frutos maduros ou putrefactos. Por vezes, também são encontradas em pequenos grupos pousadas no solo húmido ou em paredes rochosas a absorverem os sais minerais aí existentes.

. Período de voo: Pode ser vista ao longo do ano em várias gerações.

















. Alimentação: A lagarta é verde-clara com espinhos ramificados e manchas marmoreadas pretas sobre o dorso. A cabeça é de cor acastanhada com dois espinhos alongados e em forma de chifres. Na fase de pré-pupa a lagarta torna-se de cor rosada. Alimenta-se de Urera baccifera da família Urticaceae. Na fase da metamorfose esta tece um ponto de seda que adere a um ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.















. Observação importante: Existem duas espécies do género Smyrna.






Sem comentários:

Enviar um comentário