Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de junho de 2013

CALLOPHRYS RUBI - (Linnaeus, 1758)


. Características: De aspeto inconfundível esta pequena borboleta pertence á família dos Licenídeos (Lycaenidae). A face superior das asas são totalmente castanhas com reflexos alaranjados, enquanto a face inferior é verde metálico, com uma fina linha tracejada de cor branca nas asas posteriores. A cor verde das suas asas fazem-na passar despercebida quando está pousada nas folhas das plantas. Tem uma envergadura que não ultrapassa os 2,5 cm a 3 cm.


. Habitat: Encontra-se na Europa, Ásia e Norte de África. Frequenta lugares secos e quentes, pântanos e matagais. (Esta espécie é autóctone de Portugal).

. Período de voo: De voo curto e rápido, estas borboletas voam de Abril a Junho, em uma ou duas gerações.







. Alimentação: As lagartas são verdes, com riscas laterais brancas e traços dorsais triangulares igualmente brancos. Alimentam-se de vários tipos de plantas entre elas, giestas bravas, silvas, framboesas, arados etc.
A crisálida é terrestre e possui uma forma bastante arredondada. Costuma hibernar escondida entre a vegetação do solo.





. Observação importante: Uma das características desta espécie, é que possui os olhos delimitados por dois traços brancos em forma de parênteses, que lhe dá um aspeto peculiar.









Sem comentários:

Enviar um comentário