Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de janeiro de 2013

NYMPHALIS ANTIOPA - (Linnaeus, 1758)


. Características: Esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae), e é uma das maiores borboletas diurnas da Europa. A envergadura das suas asas vai dos 6,5 cm até aos 7,5 cm. A cor das asas na face superior é de um castanho-avermelhado ou violácea aveludado, com uma faixa larga de tom creme com várias manchas azuis ao longo da margem das asas. A face inferior é de cor negro-cinza com uma faixa clara no rebordo das asas, muito semelhante ao aspecto dos troncos das árvores, que utiliza como modo de camuflagem.



. Habitat: Vive em cursos de rios, orlas de florestas, bosques húmidos, parques e jardins, até aos 2000 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia e América do Norte. A borboleta costuma hibernar.


. Período de voo: De Março a Outubro numa geração. Em anos favoráveis, as borboletas migradoras chegam isoladamente á Inglaterra, Norte da Alemanha e Noruega. Aí se reproduzem, mas não conseguem resistir ao tempo frio e húmido.









. Alimentação: As lagartas de cor negra apresentam uma fila de manchas castanho-avermelhadas na região dorsal. De ambos os lados dos segmentos do corpo, possuem espinhos longos e resistentes. Vivem sobre árvores de folha caduca como bétulas, salgueiros, vidoeiros, choupos e ulmeiros, onde devoram as suas folhas. Preferem as árvores pequenas e de médio porte. A crisálida fica suspensa nas rochas ou entre a vegetação, muito longe da planta hospedeira.










. Observação importante: Na Primavera os indivíduos que hibernaram apresentam uma faixa mais clara, que resulta do desbotamento ocorrido no período de hibernação e não de uma forma própria do Outono ou da Primavera.




video





Sem comentários:

Enviar um comentário