PAVÃO DIURNO
. Características: Este ninfalídeo pertence ao grupo de borboletas diurnas mais conhecidas e frequentes da Europa.
O seu aspecto inconfundível, pelos quatro ocelos grandes e coloridos que apresenta na face superior das asas a contrastar com um fundo castanho-avermelhado, dão uma beleza única a este lepidóptero. A face inferior já não é tão atraente, é quase uniformemente escura, com pequenos desenhos pouco aparentes, muito semelhantes ás folhas secas. A envergadura das suas asas varia entre os 5,5 cm e os 6 cm, sendo as fêmeas geralmente maiores.
. Habitat: Em toda a Europa e Ásia, excepto a norte da Escandinávia. Em jardins, parques públicos, prados com flores e clareiras de bosques. Até aos 2500 metros de altitude. De salientar que a frequência desta borboleta depende das condições atmosféricas.
. Período de voo: De Julho a Outubro, em duas gerações. As borboletas nascidas na última geração costuma hibernar em locais protegidos, como nas fendas das árvores, debaixo dos telhados etc.
. Alimentação: As lagartas são de cor negra, com pequenas pintas brancas e longos espinhos pretos. Vivem de forma gregária onde se alimentam principalmente de Urtigas. Quando á falta destas plantas alimentam-se de Lúpulo (Humulus Lupulus).
A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo na planta hospedeira ou em pedras.
. Detalhe da mancha ocelar onde são visíveis as escamas multi-coloridas que caracteriza esta espécie.
. Observação importante: Quando fecha as asas a sua camuflagem é perfeita e confunde-se com o meio ambiente. A borboleta desta espécie pode variar muito de tamanho.
Sem comentários:
Enviar um comentário