. Características: Vulgarmente conhecida por "Traça-da-acácia", esta borboleta noturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores possuem um padrão de tons cinza acastanhado, com linhas escuras para se camuflar nos troncos das árvores. As asas posteriores exibem uma coloração vibrante em tons de amarelo alaranjado com quatro faixas negras concêntricas. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, a fêmea pode apresentar uma tonalidade mais clara nas asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 5,6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Florestas e Bosques, Pradarias, Áreas Agrícolas e Cultivadas. Está distribuída pela América do Norte, desde Maine, Ontário e Quebec, Flórida, oeste de Nebraska e Arizona.
. Período de voo: Voa de Abril a Setembro em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta possui um padrão mais ou menos hexagonal de tons acastanhados. Alimenta-se de espécies de acácia (Robinia) da família Fabaceae. Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo debaixo da camada de folhas secas, geralmente perto das plantas hospedeiras.
. Observação importante: É um género monotípico, ou seja, só existe uma única espécie do género Euparthenos. A borboleta alimenta-se do néctar de flores, de seiva, e do suco de frutas em fermentação.















