. Características: A Adscita statices é uma pequena borboleta noturna que pertence á família Zygaenidae. As suas asas anteriores são de cor verde iridescente com reflexos azuis, enquanto as asas posteriores são de cor cinza. Sobre a cabeça possui antenas longas, característica comum nesta família a que pertence. A fêmea distingue-se do macho por ser de tons mais esverdeados. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em margens de florestas, prados húmidos, mas também em zonas secas de estepe com planícies de vegetação rasteira e xerófila. Está distribuída pela Europa, estendendo-se até á Mongólia e Rússia Ocidental.
. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Agosto.
. Alimentação: A lagarta é amarelo esverdeada com o corpo coberto por pelos ou cerdas esbranquiçados e uma linha escura longitudinal ao longo da zona dorsal e outra na zona lateral. Alimenta-se de plantas da família Polygonaceae tais como (Rumex acetosa e Rumex acetosella). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda num caule ou folha da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e mais tarde irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta é ativa e voa durante o dia. A lagarta hiberna. Existem cerca de dezoito espécies do género Adscita.
Sem comentários:
Enviar um comentário