Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de setembro de 2025

EUCHALCIA MODESTOIDES - (Poole, 1989)


. Características: A Euchalcia modestoides é uma borboleta noturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores possuem um padrão variegado em tons de castanho esverdeado com manchas castanho douradas e linhas esbranquiçadas. As asas posteriores são acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos, embora a fêmea possa apresentar uma coloração um pouco mais escura. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,8 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em zonas montanhosas com florestas decíduas mistas húmidas, clareiras e mata ciliar, prados com abundância de plantas hospedeiras. Está distribuída pelo Centro e Sul da Europa até ao leste do Japão.

. Período de voo: Voa de Junho a inícios de Agosto.










. Alimentação: Alimenta-se de plantas da família Boraginaceae tais como; (Cynoglossum, Pulmonaria officinalis, Symphytum). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda entre as folhas da planta hospedeira no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.







. Observação importante: A lagarta quando jovem hiberna num casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira. Existem cerca de cinquenta e cinco espécies do género Euchalcia.




domingo, 21 de setembro de 2025

HYLES EUPHORBIAE - (Linnaeus, 1758)


. Características: A Hyles euphorbiae é uma borboleta noturna que pertence á família Sphingidae e como todos os membros da sua família, esta também possui um corpo robusto, asas estreitas em forma de "asa delta", e um voo poderoso. As suas asas anteriores têm como cor de fundo o cinza acastanhado claro, com duas manchas quase quadradas de cor castanho oliva na margem costal e uma faixa igualmente de cor oliva que começa na extremidade do ápice das asas e vai alargando até á base da margem interna. As asas posteriores são de cor rosa com duas faixas negras, uma junto á base da margem interna e outra perto da extremidade das asas. O seu tórax e abdómen são de cor oliva na face superior com duas ou três faixas negras e brancas intercaladas entre os segmentos da zona lateral do abdómen. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7,5 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


. Habitat: Pode ser encontrada em áreas abertas como margens de campos, zonas costeiras com dunas de areia, charnecas de zimbro. Está distribuída pela América do Norte, Europa até á China Ocidental, e Norte de África.

. Período de voo: Voa desde Maio a Outubro em duas gerações.










. Alimentação: As lagartas são bastante variáveis mas sempre com um padrão atrativo. A lagarta é negra com inúmeros pontos brancos, dos quais se destacam duas fileiras de machas brancas de cada lado do dorso. Exibe também um brilho amarelado na zona lateral do corpo e uma linha longitudinal vermelho acastanhada ao longo da zona dorsal. No último segmento do corpo possui um apêndice pontiagudo vermelho acastanhado com ponta preta, característica comum em todas as lagartas desta família. A cabeça e as patas são igualmente vermelho acastanhadas. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiaceae tais como; (Euphorbia cyparissias). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde escava uma câmara subterrânea, no interior da qual irá se transformar em pupa e mais tarde irá emergir o inseto adulto á superfície.











. Observação importante: A pupa hiberna. Existem cerca de trinta espécies do género Hyles.




domingo, 7 de setembro de 2025

ADSCITA STATICES - (Linnaeus,1758)


. Características: A Adscita statices é uma pequena borboleta noturna que pertence á família Zygaenidae. As suas asas anteriores são de cor verde iridescente com reflexos azuis, enquanto as asas posteriores são de cor cinza. Sobre a cabeça possui antenas longas, característica comum nesta família a que pertence. A fêmea distingue-se do macho por ser de tons mais esverdeados. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.



. Habitat: Pode ser encontrada em margens de florestas, prados húmidos, mas também em zonas secas de estepe com planícies de vegetação rasteira e xerófila. Está distribuída pela Europa, estendendo-se até á Mongólia e Rússia Ocidental.

. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Agosto.










. Alimentação: A lagarta é amarelo esverdeada com o corpo coberto por pelos ou cerdas esbranquiçados e uma linha escura longitudinal ao longo da zona dorsal e outra na zona lateral. Alimenta-se de plantas da família Polygonaceae tais como (Rumex acetosa e Rumex acetosella). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda num caule ou folha da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e mais tarde irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta é ativa e voa durante o dia. A lagarta hiberna. Existem cerca de dezoito espécies do género Adscita.