. Características: A Pheosia tremula é uma borboleta noturna que pertence á família Notodontidae. As suas asas anteriores são de cor branco-creme com uma faixa negra sombreada a castanho ao longo da margem interna, e que são atravessadas por nervuras brancas. Também apresenta uma pequena mancha negra na margem externa junto á zona do ápice das asas. As asas posteriores são branco-creme com as extremidades contornadas por uma linha escura. O seu tórax e abdómen são de cor cinza acastanhado. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 4,8 e os 5,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em clareiras e margens de florestas húmidas, matas ribeirinhas, parques com choupos. Está distribuída pela Europa e Ásia temperada.
. Período de voo: Voa de Abril a Agosto em duas gerações, sendo que a segunda geração geralmente é incompleta ficando no estado de pupa.
. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas variantes na sua coloração podendo ser verde ou acastanhada, apresentando anda uma linha amarelada ao longo da zona lateral do corpo. Alimenta-se de choupos e de Salgueiros da família (Salicaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo e transforma-se em pupa numa câmara que constrói no subsolo. Depois de completa a formação do adulto no interior da pupa, esta irá emergir para o mundo exterior e recomeçar uma nova vida.
. Observação importante: Hiberna como pupa no subsolo na segunda geração. Existem cinco espécies do género Pheosia.
Sem comentários:
Enviar um comentário