. Características: Vulgarmente conhecida por traça da hortelã, esta pequena borboleta noturna pertence á família Cambridae. As asas anteriores são de cor castanho arroxeado ou cor de vinho, com uma mancha redonda amarela pós-mediana perto da zona costal, com outras pequenas manchas em redor. Estas manchas amarelas podem variar em quantidade de indivíduo para indivíduo. As asas posteriores são castanho escuras ou negras, com uma faixa transversal amarela no centro. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida. A sua envergadura varia entre os 1,8 cm a 2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em matagais, margens de bosques, prados secos e jardins. Está distribuída pela Europa, Ásia e Norte de África.
. Período de voo: Voa de Maio a Setembro, em duas ou três gerações. É ativa tanto de dia como á noite.
. Alimentação: A lagarta tem coloração variável e pode ser verde claro com pontos negros e uma linha escura ao longo da zona dorsal, verde escura, ou castanho avermelhada. Alimenta-se de plantas da família Lamiaceae, entre elas estão; (Mentha spicata, Mentha rotundifolia, Origanum majorana, Salvia pratensis, Melissa officinalis, Nepeta cataria, Calamintha). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual, se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: Esta espécie é frequentemente confundida com a Pyrausta purpuralis com o padrão quase idêntico. Existem cerca de 120 espécies do género Pyrausta.
Sem comentários:
Enviar um comentário