Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de outubro de 2022

NEOGURELCA HYAS - (Walker, 1856)


. Características: Esta peculiar mariposa pertence á família Sphingidae. Como todos os membros da sua família, possui asas estreitas e um corpo grosso e robusto. As suas asas são levemente recortadas e a presenta um padrão semelhante ao de uma folha seca ou de casca de árvore, dando-lhe assim uma uma camuflagem eficaz quando está pousada. As asas posteriores são de cor amarelo-torrado contornadas por uma larga faixa castanho-escura nas extremidades. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Clareiras e orlas de florestas e onde existam as suas plantas hospedeiras. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.

. Período de voo: É uma espécie de hábitos crepusculares. Voa ao longo de quase todo o ano em várias gerações.








. Alimentação: A lagarta pode apresentar várias formas no seu padrão de cor, podendo ser verde com uma linha longitudinal branca na zona lateral do dorso ou verde com manchas castanhas. Cinza com linhas brancas diagonais e manchas pretas triangulares na zona lateral do corpo, ou ainda amarelo-torrado mesclado de castanho. Como todas as lagartas de Esfingídeos esta, também possui no último segmento do corpo um apêndice pontiagudo. Alimenta-se de plantas da família Rubiaceae entre as quais; Paederia scandens, Serissa foetida, Paederia foetida, Morinda. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo, onde irá se enterrar a alguns centímetros de profundidade para se transformar em pupa. Quando o adulto estiver pronto a emergir, terá que abrir caminho até á superfície. 














. Observação importante: Existem 6 espécies do género Neogurelca.




Sem comentários:

Enviar um comentário