Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

POLYURA EUDAMIPPUS - (Doubleday, 1843)


. Características: A Polyura eudamippus é uma borboleta que pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das asas são brancas com uma larga margem negra nas asas anteriores e que se prolonga até ás asas posteriores onde vai estreitecendo. Dentro desta área possui várias pintas brancas que vão formando duas fileiras, passando para uma só fileira de manchas brancas em forma de lúnulas nas asas posteriores onde as extremidades são de cor branco-azulado e terminam em duas finas caudas. A face inferior é branca e possui duas faixas amarelo-alaranjadas contornadas a negro, onde uma delas é em forma de y. Nas asas posteriores uma das faixas laranja possui várias lúnulas azuis contornadas a negro e exibe uma fileira de pintas negras junto ás extremidades que são castanho-alaranjadas. A sua envergadura varia entre os 8,5 e os 9,5 cm de comprimento.  


. Habitat: Habita em áreas florestais onde é vista pousada na folhagem, bermas de estradas, ou junto a cursos de água a absorver os sais minerais aí existentes. Distribui-se desde a Índia até ao Sudeste Asiático.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.














. Alimentação: A lagarta é de cor verde e no último instar apresenta duas faixas brancas a meio da zona dorsal. Possui ainda uma cabeça grande com uma face plana, adornada com uma coroa de 4 longas protuberâncias espinhosas em forma de chifres e mais duas pequenas de cor avermelhada no centro. Alimenta-se de franguloides rhamnella, rhamnella inaequilatera da família (Rhamnaceae), Celtis boninensis (Ulmaceae), archidendron lucidum, Caesalpinia Crista, Cassia bakeriana, Delonix regia, Millettia reticulata, Wisteria floribunda (Fabaceae), Filicium decipiens (Sapindaceae). Na fase da metamorfose tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.








. Observação importante: A borboleta alimenta-se de seiva das árvores, suco de fruta madura ou putrefacta e excrementos de animais. Existem cerca de 24 espécies do género Polyura.





Sem comentários:

Enviar um comentário