. Características: Vulgarmente conhecida por "traça-espanhola" esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). Os adultos recém eclodidos possuem as asas anteriores de cor rosada pálido, pintalgadas por manchas negras, onde algumas são contornadas a amarelo-alaranjado. Á medida que a idade avança o rosa desaparece tornando-se brancas. As asas posteriores são de cor cinza. Na zona do tórax possui um tufo de pelos negros, sendo o seu corpo igualmente negro. A sua envergadura varia entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em campos e pântanos, onde exista a sua planta hospedeira, até aos 800 metros de altitude. Distribui-se pela América Central, Ilhas do Caribe e América do Sul.
. Período de voo: Ao longo de quase todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em grupos, nas folhas, raízes e bolbos, considerando-se por vezes uma praga nestas plantas. São de cor negra pintalgadas por pequenas manchas ovais brancas entre os segmentos do corpo. Possui ainda a cabeça e o último segmento do corpo de cor alaranjada. Alimentam-se de Amaryllis , Cooperia , Eucharis , Haemanthus , Hippeastrum , Hymenocallis , Narciso , Pancratium , Zephyranthes , Polianthes , Clivia (Amaryllidaceae); Crinum , Leucojum , Lilium (Liliaceae) e Iris (Iridaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.
. Observação importante: Existem seis espécies do género Xanthopastis.
Sem comentários:
Enviar um comentário