Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de setembro de 2018

HELICONIUS HECALE


. Características: As suas asas são negras pontilhadas por pequenas manchas brancas, sendo metade da área central até junto ao corpo de cor laranja-acastanhado ou vermelho-acastanhado. A face inferior é idêntica. O seu corpo é negro com riscas brancas e a face superior do tórax possui pintas brancas. A fêmea é idêntica ao macho, e a sua envergadura varia entre os 7 e os 9 cm de comprimento.


. Habitat: Habita tanto em áreas abertas como em locais densos de florestas tropicais e subtropicais, até aos 1400 metros de altitude. Distribui-se desde América Central á América do Sul, desde o México, Colômbia, Peru até ao Amazonas no Brasil.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. O seu voo é elegante e delicado, principalmente quando paira sobre as flores.










. Alimentação: As lagartas são brancas com a cabeça e patas amareladas,e apresentam longos e finos espinhos pretos dispersos pelo corpo. Alimentam-se de plantas da família Passifloraceae entre elas estão; Passiflora auriculata, Passiflora oerstedii, Passiflora platyloba e Passiflora vitifolia. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
(As fêmeas são fecundadas pelos machos mal emergem da crisálida produzindo várias disputas entre si.)










. Observação importante: Existem cerca de 40 espécies do género heliconius. Muitas delas são miméticas de outras espécies venenosas e tóxicas, copiando assim o padrão das suas asas e beneficiando da proteção contra as aves insectívoras. Este género de borboletas têm uma longa longevidade, podendo viver vários meses se não forem comidas pelos predadores.






Sem comentários:

Enviar um comentário