Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 10 de abril de 2016

MEMPHIS MORUUS - (Fabricius, 1775)


. Características: Esta bonita borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de um negro aveludado, com um manto de azul-turquesa iridescente, desde a margem interna estendendo-se até ao centro. Possui também três ou quatro pintas azuis na região subapical das asas anteriores. A margem interna das asas anteriores são fortemente recortadas, fazendo lembrar uma "foice". As asas posteriores são igualmente negras com reflexos azuis, onde terminam em duas pequenas caudas. A face inferior apresenta um padrão mimético com o meio que a rodeia, assemelhando-se assim a uma folha morta, á casca de uma árvore, ou a uma pedra. As fêmeas são idênticas, no entanto apresentam apresentam um padrão um pouco mais claro, e são ligeiramente maiores que os machos. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita vários tipos de florestas tropicais da América Central e do Noroeste da América do Sul, até cerca dos 800 metros de altitude. Onde passa a maior parte do tempo a esvoaçar na copa das árvores, ou pousada na folhagem, apanhar banhos de sol por breves minutos. É por vezes encontrada em locais húmidos, onde costuma absorver os sais mineralizados, ou alimentar-se de fruta em decomposição e excrementos de animais. Está presente no México, Guatemala, Costa Rica, Norte da Argentina, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Guiana.

. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo de quase todo o ano, em várias gerações, dependendo da região.












. Alimentação: As lagartas são de aspeto aspeto tubular, de cor castanho-esverdeadas, com minúsculas pintas brancas e cobertas por minúsculos pelos esbranquiçados. Apresentam também na cabeça pequenas excrescências granuladas. Costumam construir um abrigo enrolando-se numa folha com fios de seda que tecem, e permacem aí escondidas com a cabeça virada para a entrada, quando não se estão a alimentar. Na fase de pré-pupa, estas tornam-se verdes claras. Na fase da transformação em pupa, estas tecem um tapete de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se penduram de cabeça para baixo. Alimentam-se de algumas espécies de árvores do género Nectandra, da família (Lauraceae).








. Observação importante: A forma fortemente recortada da margem interna das asas anteriores, caracterizam esta espécie. Existem cerca de 60 espécies do género Memphis, todas elas da região neotropical.






Sem comentários:

Enviar um comentário