. A Xanthopan morganii é uma borboleta nocturna e é a única espécie do seu género, pertencendo á família dos Esfingídeos (Sphingidae). É conhecida por ter o aparelho bocal (ou probóscide) mais comprido entre todas as borboletas existentes no mundo. É uma borboleta nativa da África Oriental e de Madagáscar. A sua envergadura varia entre os 12 cm e os 15 cm de comprimento.
. Charles Darwin, o célebre naturalista inglês do século XIX, enquanto estudava a polinização das orquídeas através dos insectos, descobriu uma espécie de orquídea endémica de Madagáscar, cujo néctar ficava na base de uma corola de cerca de 30 cm.
A partir das suas observações, Darwin supôs no seu livro "A Fertilização das Orquídeas (1862)", que como a orquídea obviamente necessitava de ser polinizada, deveria existir uma borboleta com uma probóscide entre os 30 a 35 cm, longa o suficiente para alcançar o néctar.
Em 1867, o naturalista britânico Alfred Russel Wallace, publicou um artigo no qual ele apoiava a teoria de Charles Darwin.
Em 1903, uma população de Xanthopan morganii com uma longa probóscide foi descoberta em Madagáscar, provando assim que a teoria de Darwin estava correta.
Sem comentários:
Enviar um comentário