. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Drepanidae. Possui nas asas anteriores manchas em forma de ocelos de cor rosa, marginadas de branco, num fundo acinzentado. As asas posteriores são acastanhadas com a zona basal interna mais clara. A sua envergadura é de cerca de 3,8 cm de comprimento. Ambos os sexos são idênticos.
. Habitat: Clareiras de florestas e bosques mistos, encostas onde se desenvolvem silvas e fambroesas, matagais etc. Até aos 1500 metros de altitude. Em toda a Europa, parte da Ásia temperada até ao japão.
. Período de voo: De Maio a Setembro, em duas gerações. A última geração fica incompleta, em estado de crisálida. Esta hiberna até ao ano seguinte.
. Alimentação: A lagarta imita o aspecto de excremento de pássaro. Ao longo do seu crescimento vai mudando de coloração. De início tem uma mancha branca no dorso junto á cabeça, depois adquire uma uma cor castanho-alaranjada da cor da ferrugem, ou castanho machado de negro na zona dorsal, assemelhando-se assim a um excremento de pássaro. Como particularidade, tem no dorso e junto á cabeça, duas protuberâncias semelhantes a dois cornichos.
Alimenta-se de framboesas e amoreiras entre as quais; Rubus idaeus, Rubus fruticosus agg, Rubus caesius. Na fase da pupação a lagarta tece uma espécie de rede de seda que adere ás folhas da planta hospedeira, ou no solo.
. Observação importante: Como é activa á noite e para observá-la melhor, podêmo-la atrir com uma lanterna ou um isco doce.
Sem comentários:
Enviar um comentário