. Características: Esta bonita borboleta nocturna, pertence á família Erebidae. Tal como o seu nome indica, o padrão das suas asas faz lembrar o padrão dos felinos, neste caso os tigres, daí o seu nome tigrina. As suas asas anteriores são manchadas de branco e negro, enquanto as posteriores são amarelas, tornando-se laranja-avermelhadas nas extremidades, com pequenas manchas negras. O seu corpo também é vermelho com pequenos traços negros. A sua envergadura é de 4,5 a 5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita locais rochosos, como encostas rochosas, zonas com rios pedregosos etc. Até aos 1600 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia e Norte de África.
. Período de voo: Voa de Abril a Junho, numa geração.
. Alimentação: A lagarta é peluda de cor negra, apresentando também tufos de pêlos de cor castanho-alaranjados. Na zona dorsal possui uma linha tracejada de cor vermelha. A lagarta hiberna. Para se transformar em pupa constrói um casulo no solo entre as pedras, onde forra o seu interior com os pêlos do seu corpo. Alimenta-se de Taraxacum spp, Plantago spp, Syringa, Euphorbia e Genista.
. Observação importante: Esta espécie tem um sabor desagradável, por isso as aves evitam-na.
Sem comentários:
Enviar um comentário