Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

THYRIA JACOBAEA - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto inconfundível, esta pequena borboleta pertence á família dos Arctídeos (Arctiidae). As asas anteriores são de cor cinza-escuro ou negras, com duas pintas vermelhas e duas riscas também vermelhas ao longo das margens e que sobressaem no fundo escuro. Possui uma envergadura que não ultrapassa os 3,2 a 4,2 cm.






. Habitat: Regiões secas com terrenos de estepes. Aparece também em prados e ocasionalmente em pedreiras, florestas com prados e ao longo das margens de rios e ribeiros. Em toda a Europa e Ásia.


. Período de voo: De Maio a Setembro, em duas gerações. A Sul dos Alpes dá-se uma segunda geração, que voa de Agosto a Setembro.








. Alimentação: As lagartas têm uma cor particular em relação aos outros arctídeos, os segmentos do corpo são negros e amarelos, o que serve de aviso aos predadores como os abelharucos. Vivem em comunidade e são venenosas, devido ás substâncias que acumulam no corpo, devido ás plantas de que se alimentam. As lagartas fazem a pupação no solo onde constroem um casulo. A crisálida hiberna.







. Observação importante: A borboleta é activa á noite. Assusta-se facilmente mesmo no meio ambiente natural, o que dificulta a sua captura.









2 comentários:

  1. Olá Fernando, como sempre um "artigo" excelente, só queria colocar uma dúvida o que é que estás lagartas comem? É que na parte da alimentação só descreve a lagarta! Adeus, fico a aguardar resposta.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Peço desculpa a si e a todos os leitores desta minha pequena falha na alimentação da lagarta. Foi distração minha!
    Estas lagartas alimentam-se de Tussilagem (Tussilago farfara), (Petasites officinalis), e Tasneira (Senecio jacobaea).
    Até breve!

    ResponderEliminar