. Características: Este lepidóptero da família dos Licenídeos (Lycaenidae) é uma espécie difícil de identificar, pois existem muitas outras espécies de licenídeos muito semelhantes.
Apresenta também um dimorfismo sexual muito acentuado. O macho apresenta um colorido azul luminoso na face superior das asas, com uma fina linha de cor negra a delimitar as margens das asas que são brancas. A fêmea pelo contrário, é de cor castanha e ocasionalmente com reflexos azuis no centro das asas, apresentando também pequenas lúnulas alaranjadas nas margens das asas anteriores e posteriores. Na face inferior a coloração é idêntica em ambos os sexos, sendo castanho-acinzentada, com pintas negras rodeadas de branco e outras marcas de cor laranja. A sua envergadura varia entre os 2,8 cm e 3,4 cm.
. Habitat: Encontra-se em toda a Europa Central e Meridional. Em encostas ricas em solo calcário, rochoso e com pouca vegetação, até aos 2000 metros de altitude.
. Período de voo: De Maio a Setembro, em duas gerações.
. Alimentação: As lagartas são de cor verde com duas linhas tracejadas de cor amarela ao longo do dorso e na parte lateral do corpo. Têm uma forma peculiar pois o formato do seu corpo é achatado.
Alimentam-se de leguminosas, como Hippocrepis. As lagartas hibernam e a pupação é feita no solo onde a crisálida fica escondida por entre a vegetação.
. Observação importante: Outrora frequente, começa a escassear nos dias de hoje devido á destruição do seu habitat.
Sem comentários:
Enviar um comentário