Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de junho de 2018

EUMORPHA ACHEMON - (Drury, 1773)


Características: Chamada também de “Esfinge-achemon” esta borboleta nocturna pertence á família dos Esfingídeos (Sphingidae). Como todos os esfingídeos esta possui um corpo robusto, asas estreitas e um voo rápido. As suas asas são cinza-claro com algumas linhas finas e sombreados acastanhados, dos quais se sobressai uma mancha quadrada castanho-escura no centro da margem interna das asas anteriores e outra mancha junto ao ápice. As asas posteriores exibem um bonito rosa pálido com uma faixa acastanhada nas suas extremidades. Possui ainda duas manchas triangulares, uma de cada lado do tórax. A sua envergadura varia entre os 8,7 e os 9,6 cm de comprimento. 


Habitat: Pode ser encontrada numa grande variedade de habitats como jardins, subúrbios arborizados e arbustivos, e principalmente vinhedos. Distribui-se por todo o estado dos Estados Unidos da América e o norte do México. 

Período de voo: Voa de Junho a Agosto numa geração a norte e duas nas regiões a sul. A última geração hiberna no estado de pupa.













Alimentação: As lagartas possuem três variantes na cor, podendo ser verdes, castanhas ou castanho-alaranjado ou avermelhado, com o característico apêndice ou “espigão” no penúltimo segmento do corpo que é de cor avermelhado. Possuem ainda várias marcas brancas dispostas na diagonal na zona lateral do corpo. Na última muda perdem o apêndice para dar lugar a uma pequena mancha branca com núcleo preto semelhante a um pequeno olho. Alimentam-se de plantas da família Vitaceae, como Vitis, Parthenocissus, Ampelopsis, entre outras da mesma família. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo e enterra-se alguns centímetros abaixo para pupar dentro de uma espécie de câmara subterrânea. 







Observação importante: Existem cerca de 23 espécies do género Eumorpha.





1 comentário:

  1. Essas pragas estão comendo toda a minha videira ou (parreira 🤨

    ResponderEliminar