Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de janeiro de 2017

CIRROCHROA TYCHE ROTUNDATA - (Butler, 1879)


. Características: Pertencendo á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae), as suas asas são de cor laranja, apresentando nas suas extremidades linhas quebradas de cor preta. As posteriores possuem ainda uma fileira de pontos pretos. A face inferior é idêntica mas mais pálida, com uma faixa transversal de cor esbranquiçada que atravessa ambas as asas. A fêmea distingue-se do macho por ser castanha-alaranjada, e por ter a área mais larga e mais escura nas extremidades das asas. A face inferior é mais pálida e opaca. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais do Sul e Sudeste Asiático. Podendo ser encontrada nas margens de estradas de terra, trilhos, locais húmidos como margens de rios, onde os machos costumam pousar para sugar os sais minerais aí dissolvidos, enquanto as fêmeas preferem a folhagem das suas plantas hospedeiras, onde colocam os seus ovos.

. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo de todo o ano em várias gerações.












. Alimentação: A lagarta é de cor castanho-amarelada com longos espinhos pretos ramificados. Alimenta-se de plantas da família Achariaceae, como; Hydnocarpus castânea e Hydnocarpus alpina. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça parta baixo para se transformar em crisálida.











. Observação importante: Existem cerca de 8 subespécies do género Cirrochroa.






Sem comentários:

Enviar um comentário