Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de outubro de 2016

TEINOPALPUS IMPERIALIS - (Hope, 1843)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Imperador-da-Índia", esta bela e rara borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas são de um verde-musgo iridescente, atravessadas por faixas mais escuras, e uma estreita faixa oblíqua ligeiramente côncava de cor negra contornada a verde amarelado no seu centro. As asas posteriores possuem uma mancha amarela delineada a negro e cinza-esbranquiçado, e as suas extremidades possuem lúnulas amarelo-esverdeadas onde terminam em duas longas caudas de pontas amarelas. Na face inferior, metade da asa anterior e posterior é de cor castanho-alaranjado. A fêmea por sua vez, distingue-se do macho por ser maior, apresentar faixas acinzentadas nas asas anteriores, e nas asas posteriores a mancha amarela é mais clara, e as extremidades das asas terminam não em duas, mas em quatro caudas alares. A sua envergadura varia entre os 7,8 e os 11 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas e encostas de zonas montanhosas, bem como clareiras e espaços abertos húmidos, até aos 3000 metros de altitude. Desde o Nordeste da Índia até parte do Sudeste Asiático.

. Período de voo: É vista com mais frequência entre os meses de Maio a Julho, em duas gerações. Os machos são territoriais e agressivos, competindo entre si na conquista das fêmeas com voos rápidos sobre a copa das árvores da floresta. Quando o tempo está nublado, descem até ao solo ou pousam entre a vegetação, ficando assim camuflados com o verde brilhante das suas asas.












. Alimentação: A lagarta alimenta-se de plantas da família Magnoliaceae, como por exemplo; Magnolia campbellii. Como todos os Papilionídeos, a lagarta também possui um órgão bifurcado atrás da cabeça denominado osmeterium, que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda onde se prende a um ramo ou pedra, para se transformar em crisálida.

. Observação importante: Está classificada como quase ameaçada (NT) na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais), e listada no Anexo II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção). Está agora protegida por lei na Índia e no Nepal, porém, continua a ser alvo de captura por coleccionadores sem escrúpulos, tanto pela sua beleza como raridade, acabando estes por pagarem preços elevados. Existem 2 espécies do género Teinopalus e cerca de 13 subespécies. 







Sem comentários:

Enviar um comentário