Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de julho de 2016

LIMENITIS ARTHEMIS ASTYANAX - (Fabricius, 1775)


. Características: Esta bonita borboleta de tons azulados pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de um brilhante azul-negro iridescente ou verde-azulado iridescente, com as margens tracejadas de negro ou azul-escuro. Apresenta também uma fileira de pontos submarginais de cor alaranjados nas asas anteriores. A face inferior é idêntica, no entanto, a fileira de pontos laranja submarginais estende-se desde as asas anteriores até ás posteriores, com algumas manchas dispersas junto á zona basal das asas. Ambos os sexos são idênticos, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 6 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em orlas e clareiras de florestas mistas de folha caduca, bem como trilhos e caminhos, até aos 800 metros de altitude. Em todo o Sul dos E.U.A.

. Período de voo: De Maio até Setembro, em duas gerações.














. Alimentação: A lagarta nos últimos instares é de cor verde-azeitona ou castanho-esverdeado, com uma mancha branca a meio da zona dorsal e que se estende em duas faixas de cada lado do corpo. Apresenta também um par de espinhos ramificados sobre o segundo segmento a seguir á cabeça, possuindo ainda várias bossas sobre o dorso. O seu aspeto assemelha-se assim ao excremento de uma ave, passando despercebida nos ramos da sua planta hospedeira. As lagartas são polífagas e alimentam-se de várias espécies de árvores e arbustos como; Salix, Betula, Alnus, Carpinus, Prunus, Crataegus, Fagus, Quercus, Ulmus, Tilia, etc. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda, onde se pendura de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.











. Observação importante: Os machos têm por hábito pousar em locais húmidos para absorverem os sais minerais ou são atraídos pela seiva das árvores, frutos em decomposição, ou ainda por excrementos de animais. Já as fêmeas preferem alimentar-se do néctar das flores. Existem 4 subespécies do género Limenitis.






Sem comentários:

Enviar um comentário