Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de junho de 2016

CONSUL FABIUS - (Cramer, 1775)


. Características: Esta bonita borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Possui asas angulosas e recortadas de cor negra, com a zona central de cor laranja, uma faixa transversal de manchas branco-creme na zona subapical das asas anteriores e extremidades das asas posteriores, que acabam em duas longas caudas em forma de espátulas. A face inferior é bastante discreta, ocultando assim a coloração garrida da face superior, assemelhando-se a uma folha seca de tons marmoreados. Ambos os sexos são idênticos, e a sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais da América Central e do Sul, onde pode ser encontrada ao longo de clareiras e orlas florestais, margens de rios e lagoas, até aos 1800 metros de altitude. As fêmeas podem ser encontradas na copa das árvores ou pousadas debaixo das folhas quando estão em repouso, descendo até ao solo para se alimentarem ou fazer a postura dos ovos. Já os machos são atraídos ao solo para se alimentarem de frutos em decomposição, ou pelas manchas de urina na areia das quais absorvem os sais minerais.

. Período de voo: Voa ao longo de quase todo o ano em várias gerações. Possui um voo lento e deslizante, com uns breves batimentos de asas, mas se for perturbada pode ser muito rápida.











. Alimentação: A lagarta nos últimos instares é de cor verde, com pequenas manchas castanho-avermelhadas sobre o dorso, e a sua pele possui um aspeto granulado. A sua cabeça possui várias excrescências espinhosas com listras negras. Passa grande parte do tempo enrolada numa folha, surgindo apenas para se alimentar. Alimenta-se de plantas da família Piperaceae como; Piper tuberculatum, P. auritum e P. umbellatum.Na fase da metamorfose tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.









. Observação importante: Existem cerca de 14 subespécies do género Consul.




. Selo brasileiro ilustrando a espécie Consul Fabius.









Sem comentários:

Enviar um comentário