Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de setembro de 2015

SPILOSOMA LUTEUM - (Hufnagel, 1766)


. Características: É uma borboleta nocturna e pertence á família Erebidae. As suas asas são de cor branco-amarelado ou bege, com uma série de pintas negras, por vezes na diagonal, na face superior das asas anteriores e que se destacam no fundo claro. As asas posteriores são esbranquiçadas com algumas pintas negras. O abdómen tem segmentos negros e amarelos na face superior, enquanto a face inferior é branca com pintas negras. Os machos diferenciam-se das fêmeas por possuírem um tom bege mais acentuado e por terem antenas pectinadas. A sua envergadura varia entre os 3,5 cm e os 4 cm de comprimento.



. Habitat: Aparece em zonas húmidas, bem como em orlas de florestas, beiras de campos, parques e jardins. Na montanha vai até aos 1800 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia até ao Japão.


. Período de voo: Voa desde Maio até Julho. Em anos favoráveis pode ocorrer uma segunda geração incompleta, ficando esta a hibernar em estado de crisálida.











. Alimentação: A lagarta é muito peluda, possuindo pelos de cor castanho-ferrugem, notando-se por baixo destes uma faixa mais clara de cada lado do corpo. É polígafa e alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Dente-de-Leão, Urtigas, Plantago, Silvas, Framboesas, Sabugueiro etc. Para se transformar em crisálida constrói um casulo de seda que forra com os próprios pelos do corpo. A crisálida hiberna.








. Observação importante: O número de pintas negras nas asas anteriores pode variar de indivíduo para indivíduo. Á noite é atraída pela luz artificial. 









Sem comentários:

Enviar um comentário