Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 13 de setembro de 2015

ENDROMIS VERSICOLORA - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto inconfundível, esta borboleta nocturna pertence á família Endromidae. Possui um padrão variegado, com tons castanho-ocre, branco e preto, distinguindo-se também por apresentar três pequenas manchas brancas triangulares, perto do ápice das asas anteriores. Os machos são mais pequenos e mais escuros que as fêmeas, possuindo uma coloração castanho-ocre nas asas posteriores, e antenas pectinadas. As fêmeas por sua vez são maiores e mais pálidas. A sua envergadura varia entre os 5,5 cm e os 7,5 cm de comprimento.



. Habitat: Pode ser encontrada em orlas de florestas abundantes em bétulas e regiões pantanosas. Na montanha pode ir até aos 1500 metros de altitude. Em toda a Europa.


. Período de voo: Voa desde Março a Maio, numa geração. Os machos são activos de dia, enquanto as fêmeas voam durante o crepúsculo.











. Alimentação: As lagartas são gregárias e negras no início do seu ciclo de vida, tornando-se verdes ao longo do seu crescimento, com várias linhas oblíquas de cor branca ao longo do corpo, onde são mais acentuadas no último segmento lateral e junto á cabeça. O penúltimo segmento do corpo exibe uma protuberância mais saliente. Alimentam-se principalmente das folhas de bétulas. Na fase da metamorfose descem até ao solo onde constroem um casulo de seda juntamente com os grãos de areia. A crisálida hiberna.







. Observação importante: A crisálida pode permanecer no solo a hibernar entre um a três Invernos.









Sem comentários:

Enviar um comentário