Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de agosto de 2015

LYMANTRIA MONACHA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Limantrídeos (Lymantriídae). É uma espécie bastante variável, podendo haver indivíduos com coloração de fundo branca e outros com coloração mais escura ou quase negra. Na forma clara, as asas anteriores são brancas com vários pontos e linhas serrilhadas de cor negra. As asas posteriores são acinzentadas com pintas pretas nas margens. O abdómen possui também várias manchas negras, sendo os últimos segmentos de cor vermelho-rosado. Os machos possuem antenas pectinadas enquanto as fêmeas são finas (filiformes). A fêmea é ligeiramente maior que o macho, e a sua envergadura varia entre os 4 cm e os 5,5 cm de comprimento.



Habitat: Pode ser encontrada em florestas de coníferas, preferindo os pinheiros e abetos. Em toda a Europa, Ásia temperada, estendendo-se até ao Japão. Na montanha até aos 1600 metros de altitude.


. Período de voo: Voa desde Julho até princípios de Setembro, numa geração.











. Alimentação: A lagarta é semelhante á lagarta-do-sobreiro, possui um colorido mesclado de castanho, preto e verde-acinzentado, com vários pontos azuis-escuros ao longo do dorso que é revestido de pelos. É uma espécie polífaga, alimentando-se de vários tipos de árvores, preferindo os abetos e pinheiros. Em anos favoráveis e se não houver controlo da espécie, esta pode se propagar em grande número, causando danos e prejuízos nas florestas. Na fase da metamorfose, a lagarta tece alguns fios de seda onde se prende ao tronco e ramos das árvores.









. Observação importante: É uma espécie bastante variável, podendo a sua coloração ir do branco até ao cinza-escuro quase negro.






Sem comentários:

Enviar um comentário