Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de dezembro de 2014

TRACHEA ATRIPLICIS - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto mimético com o meio que a rodeio, esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas anteriores possuem um padrão mesclado, com tons de castanho ou cinza e manchas verdes, que lhe dão um aspecto multicolor. Apresenta também duas manchas de cor clara no centro de cada asa. As asas posteriores são castanho-acinzentadas, mais claras na região basal e nas margens internas. Ambos os sexos são idênticos. Possui uma envergadura de 4 cm a 4,5 cm de comprimento.



. Habitat: Orlas de florestas húmidas, bosques á beira rio, zonas ribeirinhas, até aos 1800 metros de altitude. Em toda a Europa de clima temperado e Japão.


. Período de voo: De Maio a Outubro, em duas ou três gerações. Sendo a última sempre incompleta, ficando em estado de crisálida, onde hibernará até ao ano seguinte.


















. Alimentação: A lagarta pode variar de cor, indo do verde-acinzentado até ao verde muito escuro, quase negro, coberta por minúsculos pontos brancos. Apresenta também na zona dorsal, uma linha de cor escura, e na zona lateral uma larga faixa de cor creme, e duas pequenas marcas de cor amarela no último segmento do corpo na zona dorsal, e outras duas de cada lado atrás da cabeça.

A lagarta é polígafa, alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Atriplex, Polygonum aviculare, Rubus fruticosus, Chenopodium, Lamium, Urtica, Rumex etc.
Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação no solo, onde tece uma fina película de seda que a separa do meio envolvente.






. Observação importante: Possui uma coloração mimética onde fica camuflada no meio que a rodeia. Em zonas húmidas com musgos, líquenes, troncos de árvores, etc.






Sem comentários:

Enviar um comentário