Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 31 de agosto de 2014

ARGYROPHORUS ARGENTEUS - (Blanchard, 1852)



. Características: Vulgarmente conhecida por «borboleta-de-prata», esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É a única espécie no mundo que apresenta a parte superior das asas de cor prateada brilhante, característica exclusiva dos machos. As fêmeas por sua vez apresenta um tom prateado mais opaco, sem o brilho irisdescente dos machos, e as margens das suas asas são delimitadas por uma linha de cor escura. Apresentam também um pequeno ocelo de cor negra com pupila branca nas asas anteriores. A face inferior das asas são idênticas em ambos os sexos, apresentando uma pequena mancha alaranjada na região basal e um ocelo de cor negra nas asas anteriores. As posteriores apresentam desenhos com manchas e linhas de cor castanho-acinzentadas. A sua envergadura varia entre os 4 cm e os 4,8 cm de comprimento.



. Macho, face superior e inferior.






. Fêmea, face superior e inferior.




. Habitat: América do Sul. Orlas de bosques, planícies de pastagens com arbustos, nas cordilheiras dos Andes etc. No Chile e Argentina até aos 2000 metros de altitude.


. Período de voo: Voa desde Dezembro a Fevereiro numa geração.






 . Alimentação: As lagartas são finas e compridas, e possuem dois prolongamentos no último segmento do corpo semelhante ás lagartas de certas espécies de Satirídeos europeus. Alimentam-se de várias gramíneas principalmente de Stipa sp. A crisálida faz a pupação entre os caules das plantas no solo.

. Observação importante: Esta espécie é a única no mundo dos lepidopteros que possui toda a face superior das asas de cor prateada iridescente. Visita diversas flores, mas prefere aquelas de cor amarela. Também é comum vê-la pousada alimentar-se de fruta madura que tenha caído ao chão. O seu voo é rápido e chama logo atenção pelo brilho prateado das suas asas, que faz a borboleta aparecer e desaparecer. Quando se sente ameaçada ou em perigo, deixa-se cair entre a vegetação onde se camufla com as asas fechadas, escondendo assim a parte brilhante.






Sem comentários:

Enviar um comentário