Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de janeiro de 2014

DANAUS CHRYSIPPUS - (Linnaeus, 1758)


Monarca-africana



. Características: Esta bonita borboleta conhecida vulgarmente como «Monarca-africana», pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma borboleta comum, de tamanho médio, com uma envergadura de 7 a 8 cm. O corpo é preto com muitas manchas brancas. As asas são de cor laranja-acastanhado, com a metade da zona apical das asas anteriores de cor preta atravessadas por uma faixa de cor brancas. As asas posteriores são igualmente laranja com três pintas pretas no seu centro, e nas suas margens que são igualmente pretas, encerram pequenas manchas semicirculares de cor branca. A face inferior é idêntica á superior, mas de tons menos vivos. Os machos são ligeiramente mais pequenos que as fêmeas.


. Habitat: É uma borboleta comum e é encontrada em vários tipos de habitat, incluindo o deserto (dependendo da disponibilidade de alimento). É principalmente uma borboleta de campo aberto como planícies, pradarias, jardins, estendendo-se até ás zonas montanhosas até aos 2700 metros de altitude.
Está distribuída pelo sul da Europa, Ásia, África e Austrália. Parcialmente migradora.






. Alimentação: As lagartas possuem riscas pretas e brancas, intercaladas com manchas amarelas na parte dorsal e lateral do corpo. Possui ainda três pares de apêndices móveis, semelhantes a tentáculos, que caracteriza esta espécie. Um par logo a seguir á cabeça, o segundo a meio e o terceiro no penúltimo segmento do corpo., todos de cor vermelho-escuro.
Alimentam-se de vários tipos de plantas, mas principalmente de asclépias, cuja seiva contém substâncias tóxicas. Transformam-se em crisálida suspensa de cabeça para baixo presa a uma folha ou ramo.




. Observação importante: Tal como a Danaus plexippus (Monarca-americana) a Danaus chrysippus possui substâncias tóxicas no seu corpo que servem de protecção quando são atacadas por predadores. Assim quando um predador inexperiente ataca uma destas borboletas, este cospe-a fora devido ao fraco sabor e a vómitos provocados por essas substâncias. Enquanto lagarta, alimenta-se de plantas venenosas, cujas substâncias tóxicas vão-se acumulando no seu corpo até passar á fase de insecto adulto.










Sem comentários:

Enviar um comentário