Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 10 de novembro de 2013

CATOCALA FRAXINI - (Linnaeus, 1758)


. Características: é sem dúvida uma das catocalas de maior envergadura. Com uma envergadura entre os 7,5 a 9,5 cm, este lepidóptero pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). É uma borboleta de corpo robusto, as suas asas anteriores apresentam desenhos que vão do castanho-acinzentado ao castanho-esbranquiçado, e que têm um carácter mimético.
Durante o dia permanecem em repouso nos troncos das árvores passando despercebidas, onde as asas anteriores cobrem as posteriores de cor castanho-escuras, com uma larga faixa azul-clara. Quando se sentem perturbadas, levantam voo rápido e em ziguezague.


. Habitat: Lugares temperados, florestas mistas e de folhas caducas, em margens de rios e zonas montanhosas húmidas. distribui-se por toda a Europa, Norte e Este da Ásia.

. Período de voo: De Julho a Outubro, numa geração.







. Alimentação: As lagartas possuem tal como o inseto adulto, uma coloração mimética que as fazem confundir-se com os ramos das árvores. Alimentam-se de choupos, carvalhos, vidoeiros e amieiros. Transformam-se em crisálidas construindo um casulo de seda entre as folhas das árvores.




. Observação importante: Não é rara, mas sim muito localizada. No entanto, nas últimas décadas a sua população tem diminuído em alguns locais.








Sem comentários:

Enviar um comentário